Home / Notas / Para evitar a quebra de empreiteiras da Lava Jato

Para evitar a quebra de empreiteiras da Lava Jato

Estimativas mostram que só a operação Lava Jato na Petrobrás teria provocado uma queda de 2% no PIB brasileiro em 2015, em um cenário de possível queda total de 3%.

Assim, para aliviar o efeito da crise da Petrobras no país, será lançado hoje (12/11), em São Paulo, o livro “Um plano de ação para o salvamento do projeto nacional de infraestrutura”, de autoria de Walfrido Jorge Warde Júnior, Gilberto Bercovici e José Francisco Siqueira Neto. O livro, da Editora Contracorrente, ainda conta com contribuições de Luiz Gonzaga Beluzzo, Antonio Delfim Netto, Heleno Torres, Modesto Carvalhosa e Joaquim Levy.

Segundo artigo (http://www.lwmc.com.br/boletimlwmc/artigo.html) de um dos autores (Walfrido Jorge Warde Júnior) publicado na Folha de São Paulo, o livro propõe uma solução de como os envolvidos na Operação Lava Jato na Petrobras poderiam ressarcir os cofres públicos: a criação de um programa em que as empresas envolvidas em corrupção que aderirem ao programa quitam suas dívidas quanto à União, podendo pagar com participações societárias nos seus empreendimentos de infraestrutura. O governo escolhe, avalia essas ações e determina a quantidade necessária para pagar a dívida. As empresas ganham por não quebrarem e poderem voltar a contratar com o poder público e, na esfera penal, seus dirigentes continuam a se defender. Para o país, a vantagem seria evitar a paralização da economia.

Lançamento:

12 de novembro de 2015, 18:30, na Livraria da Vila, Shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo (SP)).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *