Home / Notas / Crescimento das reservas provadas de petróleo na América do Sul

Crescimento das reservas provadas de petróleo na América do Sul

Dados do “BP Statistical Review of World Energy” (aqui) de Junho de 2015 dão um panorama das reservas de petróleo no mundo, com dados específicos para o Brasil.
Vemos na tabela abaixo que o total de reservas provadas no Brasil saltou de 5,4 bilhões de barris ao fim de 1994 para 16,2 bilhões de barris ao fim de 2014, passando a representar 1% das reservas provadas mundiais.

IMGS DP-1

Os dados do relatório também mostram que houve um salto da participação da América do Sul e Central de 1994 a 2014 (de 7,3% do total das reservas provadas mundiais para 19,4%), como se pode ver nos gráficos abaixo, ao mesmo tempo em que as reservas provadas mundiais cresceram de 1,1 trilhão de barris para 1,7 trilhão de barris. A América do Sul e Central é a que mais ganha espaço no período analisado. Percebe-se que apesar da perda relativa do Oriente Médio em termos percentuais (de 59,4% do total em 1994 para 47,7% do total em 2014), a região ainda possui aproximadamente 50% das reservas provadas de petróleo do mundo.

Os dados nos mostram portanto o crescimento da participação da América do Sul e Central nas reservas de petróleo mundiais, em especial destacando o crescimento das reservas provadas da Venezuela, Brasil e Equador.

IMGS DP-2

Veja Mais

Para evitar a quebra de empreiteiras da Lava Jato

Lançamento do livro "Um plano de ação para o salvamento do projeto nacional de infraestrutura"

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *